verde musgo
gif de lesminha cruzando a tela e dando três pulinhos antes de desaparecer

/ webmaster / clube do livro

em dezembro/2024, sola propôs a criação de um clube de leitura, sem grandes especificações ou pretensões, e assim que vi a postagem dele no mastodon já manifestei interesse em fazer parte. cresci sendo uma leitora voraz, mas nos últimos anos tenho tido dificuldade em manter esse hábito presente, e juntando isso ao fato de que sempre gostei de debater leituras em grupo, mas nunca o fiz fora do contexto de disciplinas da faculdade ou eventos pontuais sobre um só livro, achei que essa seria uma ótima oportunidade de recuperar a consistência e estimular discussões mais aprofundadas sobre o que aprecio.

de ínicio, a ideia é fazer encontros virtuais quinzenais para conversar sobre o livro escolhido para um determinado período, provavelmente um mês. quem participa fica convidade a postar sobre o clube e a leitura em seu site ou blog pessoal*, mas se não quiser ou mesmo tiver uma plataforma assim também não precisa se preocupar em fazê-lo. eu já pretendia ter algum registro de leituras no verde musgo pois tenho vontade de escrever mais, então o clube pode ajudar nisso também. conforme avançamos eu venho aqui deixar minhas impressões!

*é possível acessar os sites de outres participantes aqui :)

imagem comprida de laço salmão com tiras de cada lado

clique no item da lista para ler a respeito do livro:

Não verás país nenhum
capa da 1ª edição digital pela editora global (2012): num fundo em tons de marrom claro rementendo a aridez, traços escuros que lembram rachaduras ou árvores secas atravessam a imagem verticalmente
Autor Ignácio de Loyola Brandão
País Brasil
Lançamento 1981
Gênero Romance
Assunto Ficção científica
Ficção especulativa
Distopia
Sinopse
Em São Paulo, num futuro não muito distante, Souza, morador de um velho edifício no centro, percebe que tem um furo na mão. Em busca de uma resposta a esse fato inusitado, Souza percorre a cidade congestionada, os engarrafamentos transformados em depósitos de ferro-velho, um cenário caótico de uma hipotética São Paulo do amanhã.

leitura em andamento; comentários em breve!